Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construtora é obrigada a entregar chaves a consumidor que se encontrava em débito.

    há 4 anos

    “A aquisição de um imóvel é extremamente custosa e trabalhosa, de modo que a frustração do resultado almejado certamente traz desconfortos sérios, e no caso, em que pese, o débito do valor de sinal, ou entrada, o qual foi parcelado, e não foi cumprido, no entanto, mesmo assim houve o cumprimento de toda a documentação necessária para o financiamento do imóvel perante a Caixa Econômica Federal em nome dos autores.

    (...)

    Assim, como a parte autora encontra-se inadimplente, não podem ser compelidas a entregar o imóvel em sede de urgência. Embora tenha fundamentado também pela alínea c do permissivo constitucional, deixa de demonstrar no que consiste a divergência jurisprudencial. A negativa de entrega de chaves de imóvel, em cumprimento a contrato de promessa de compra e venda de imóvel, em face de saldo devedor mínimo é medida extrema e desarrazoada. Mostra-se razoável e acessível a utilização de meios adequados e mais brandos a fim de que o débito seja quitado, uma vez que já foi realizado o financiamento e os autores se encontram pagando as parcelas do financiamento perante a Caixa Econômica, que também neste aspecto se tornou também credora das partes.”

    Com esses fundamentos, a juíza da 3 vara cível da comarca de Uberlândia-MG julgou PROCEDENTE o pedido da parte autora, para determinar IMISSÃO NA POSSE relativo ao imóvel adquirido.

    O julgamento realizado nos autos de n. 5026161-89.2019.8.13.0702 foi patrocinado pelo advogado Dr. Sérgio Martins Parreira Júnior, que explicou: “Construtoras não podem reter as chaves de imóveis que foram financiados, com o pretexto de receber eventual crédito que possua com o adquirente. Seguimos na militância contra os abusos cometidos pelas instituições (construtoras / imobiliárias) que, ao contrário do que a lei determina, adotam a retenção das chaves com o objetivo (ilegal) de receber parcelas eventualmente inadimplentes.”

    • Sobre o autorFeliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
    • Publicações25
    • Seguidores50
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações426
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtora-e-obrigada-a-entregar-chaves-a-consumidor-que-se-encontrava-em-debito/914092432

    Informações relacionadas

    Manuela Ferreira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Se eu estiver inadimplente com a construtora ela tem o direito de reter as minhas chaves?

    Sergio Parreira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Vamos falar sobre o erro médico em cirurgias plásticas estéticas?

    Sergio Parreira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A desnecessidade de notificação prévia (extrajudicial) para a retomada da posse em arrendamentos rurais - Infrações legais ou contratuais

    Sergio Parreira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Construtora não pode reter as chaves de imóveis que foram financiados, com o pretexto de receber eventual crédito que possua com o adquirente.

    Sergio Parreira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A fraude em investimento com criptomoedas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)